quarta-feira, agosto 11, 2010

Mori Girls

Estava eu feliz e contente procurando imagens referenciais para minha aula de ilustração nesse site (*-*) e pensei: "por que não pegar imagens de magakás que gosto?" pois bem, fui atrás de minha atual favorita, Chica Umino, autora do mangá que estou seguindo Honey & Clover.

Eis que em minha caça às imagens de Hagu-chan (personagen de H&C, acima), encontro um blog que compara o estilo de Hagu, com o de um estilo japonês, as Mori Girls (não sei mais qual era o blog...).
Cheguei então a conclusão de que sou a aspirante a design de moda mais desinformada... fui então atrás de informações...

Mori Girls

"(...) "Mori" significa floresta, então uma tradução mais ou menos adaptada para a situação seria "meninas que parecem viver numa floresta". Não, elas não são peludas e vivem em árvores; muito pelo contrário, são femininas, delicadas e eu as chamaria de "fadas urbanas". Elas adoram vestidos longos e vaporosos, muitas rendas, babados, bordados e nervuras, roupas vintage e com modelagem reminiscente de outras eras, patchwork, estampas florais ou xadrez vichy, chapéus, sobreposições, cores neutras ou tons outonais e intensos, tecidos orgânicos, lã, cashmere, cardigans gigantescos, botas, calças de linho, leggings, acessórios feitos à mão, bolsas de couro cru, pele ou tecido e muito couro e pele (nesse caso sempre falsos para se manter na linha ecológica, é claro).

(...)
A natureza romântica das Mori Girls as diferencia do estilo mais agressivo das mulheres urbanas. Elas descartam o uniforme padrão da moda (sapatos de salto, roupas justas e de corte estruturado, bolsas de grife, excesso de maquiagem) e preferem sapatos rasteiros, unhas curtas e pele limpa. São delicadas, mas sem ser "cute". Têm interesse em objetos de outras épocas e que tenham uma história; acessórios vintage como relógios de bolso, óculos, lenços, chapéus, guarda sol, colares e câmeras de filme são considerados verdadeiros tesouros.

Embora a maioria das Mori girls habite grandes centros urbanos, sua alma está no campo. Procuram manter um ritmo de vida mais lento, preferindo saborear pequenos prazeres que muitos consideram insignificantes. Mori girls gostam de explorar cidades históricas e, quando viajam, procuram descobrir espaços fora da rota turística habitual, como pequenas livrarias, cafés escondidos e lojas de artesanato local. Gostam de expressar sua criatividade através de diversos meios (fotografia, pintura, desenho, diários, escultura, moda) mesmo que poucos apreciem sua arte e as suas idéias. Adoram a Escandinávia; detalhes característicos do design tradicional desses países frequentemente influenciam suas criações, modo de se vestir e a decoração do seu lar.
Da sua maneira tranquila e introspectiva, Mori girls prezam a individualidade. Não se importam em parecer diferentes, viver e se vestir da forma que escolheram, mesmo que sejam rotuladas como sonhadoras ou até mesmo estranhas. Não são consumistas, mas gostam de adquirir peças que as inspirem e não de acordo com o que proclama a moda ou o status econômico embutido no produto. Mesmo apreciando o valor da amizade, Mori Girls gostam da própria companhia; de fato, embarcaram sozinhas na maior parte das suas aventuras mais memoráveis.
(...)"

Copiei (copio mesmoo) a descrição do Hello Lolla, mas peço que confiram o post todo porque está muito bom e cheio de imagens lindaaaaas!!!

Enfim, o estilo mori é mesmo o de hagu-chan, e me ganhou o coração...!!

Aqui um joguinho daqueles bem inúteis, pra você montar sua Mori Girl!



Quero blusinhas e batinhas com babados e renda...
Quero bolsas e botas e sapatinhos e polainas...
Quero um chapéuzinho e colares retrôs...
Quero casaquinhos e meia calça de florzinha...
Ando querendo muito, vou é procurar um emprego...

Nenhum comentário: